Muitas pessoas sonham em ter um contorno corporal bem definido, com uma silhueta harmoniosa e delineada. Para atingir esse objetivo, as pessoas muitas vezes recorrem a tratamentos como a lipoaspiração, procedimento em que os excessos de gordura localizada são removidos do corpo.
Além da lipoaspiração, existe também a lipoescultura. Neste procedimento, a gordura removida do corpo é rearranjada em outras áreas para modelar um novo contorno corporal. Entenda mais a seguir.
O que é lipoescultura?
A lipoescultura é um tipo de cirurgia plástica em que os excessos indesejáveis de gordura localizada são aspirados de determinadas partes do corpo, passam por tratamento de purificação e depois são reinseridos em outras áreas do corpo, para preencher e remodelar sua silhueta.
Quem é o candidato ideal para a cirurgia de contorno corporal?
Quem é o candidato ideal para a cirurgia de contorno corporal?
A indicação da lipoescultura é feita pelo cirurgião plástico a pessoas que desejam remodelar o corpo por meio da remoção de gordura localizada em algumas áreas e do preenchimento de outras.
No entanto, é importante ter em mente que a lipoescultura não é um tratamento para emagrecimento, e sim uma cirurgia com finalidade estética. Por isso, é fundamental que a pessoa busque estar ou já esteja em plenas condições de saúde e com o peso ideal.
Além disso, a lipoescultura também não deve ser indicada a pessoas com diabetes, problemas cardíacos e problemas relacionados à coagulação sanguínea.
Como é feita a lipoescultura?
Como é feita a lipoescultura?
A lipoescultura é um procedimento realizado em ambiente hospitalar, com o paciente sob anestesia geral ou peridural com sedação, dependendo de seu estado de saúde e das regiões do corpo em que a gordura será manipulada.
Em seguida, são feitas incisões por onde passarão as cânulas que realizarão a lipoaspiração, de acordo com as marcações já feitas pelo cirurgião. São aplicadas substâncias para evitar sangramento e facilitar a saída da gordura.
Após a aspiração da gordura localizada, esta é tratada e separada em equipamentos específicos de decantação e purificação. Em seguida, é realizada a lipoenxertia, procedimento em que a gordura é injetada nos locais que serão remodelados, de acordo com as marcações.
Todo o procedimento dura cerca de três horas, tempo que pode variar de acordo com a quantidade de gordura aspirada e com os detalhes do procedimento de lipoenxertia.
Tecnologias associadas
Tecnologias associadas
Existem tecnologias que podem ser aplicadas de forma associada ao tratamento da lipoescultura para garantir resultados melhores e mais satisfatórios ao paciente.
O Morpheus 8, por exemplo, é uma tecnologia que utiliza radiofrequência e microagulhamento para estimular a produção de colágeno e promover maior uniformidade da pele por meio da correção de imperfeições. Sendo assim, é capaz de aprimorar ainda mais a silhueta obtida na lipoescultura.
Outra tecnologia associada à lipoescultura é a Vibrolipo, um tipo de lipoaspiração que utiliza da vibração das cânulas para soltar a gordura localizada e facilitar sua aspiração. O procedimento realizado com o auxílio dessa tecnologia pode promover melhores resultados e menos riscos de complicações durante a recuperação da cirurgia.
Além disso, é possível associar o tratamento ao uso do Argoplasma, uma tecnologia que utiliza o plasma de argônio como instrumento para promover a retração da pele e a produção de colágeno. Isso garante melhora do viço, maior uniformidade e resultados mais satisfatórios na silhueta.
O que esperar dos resultados da cirurgia de contorno corporal?
O que esperar dos resultados da cirurgia de contorno corporal?
É comum que haja inchaço nas regiões operadas nas primeiras semanas após a lipoescultura, por isso, o resultado pode não aparecer de imediato. Estima-se que nos primeiros três meses já seja possível notar alguns resultados com a diminuição dos inchaços, mas esse período pode variar de acordo com a extensão do procedimento.
Já o resultado definitivo de uma cirurgia de contorno corporal só é atingido após um período de seis meses a um ano, quando todo o processo de cicatrização se completa. As cicatrizes, por serem de incisões pequenas e planejadas em locais específicos do corpo, costumam ser discretas.
O Dr. Renato Gallo é cirurgião plástico e possui ampla formação e experiência na realização de procedimentos de contorno corporal, como a lipoescultura. Além de toda a atenção necessária para entender seus pacientes, está sempre atento às novidades da ciência e da tecnologia para que os melhores resultados sejam atingidos. Entre em contato e agende uma consulta.
Agende uma consulta para mais informações sobre a lipoescultura.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Dr. Renato Gallo