Lipoescultura - Dr. Renato Gallo
Fale conosco pelo WhatsApp

Muitas pessoas sonham em ter um contorno corporal bem definido, com uma silhueta harmoniosa e delineada. Para atingir esse objetivo, as pessoas muitas vezes recorrem a tratamentos como a lipoaspiração, procedimento em que os excessos de gordura localizada são removidos do corpo.

Além da lipoaspiração, existe também a lipoescultura. Neste procedimento, a gordura removida do corpo é rearranjada em outras áreas para modelar um novo contorno corporal. Entenda mais a seguir.

O que é lipoescultura?

A lipoescultura é um tipo de cirurgia plástica em que os excessos indesejáveis de gordura localizada são aspirados de determinadas partes do corpo, passam por tratamento de purificação e depois são reinseridos em outras áreas do corpo, para preencher e remodelar sua silhueta.

Qual a diferença entre lipoescultura e lipoaspiração?

A lipoescultura é um procedimento que amplia as possibilidades da lipoaspiração. Isso porque, a princípio, as etapas são as mesmas, desde a preparação dos pacientes até a aspiração da gordura localizada com o auxílio de cânulas.

A principal diferença está no reaproveitamento da gordura aspirada para modelar o contorno corporal, o que não ocorre na lipoaspiração. Isso faz com que a lipoescultura seja um procedimento mais demorado e mais complexo, de forma geral.

Quem é o candidato ideal para a cirurgia de contorno corporal?

Quem é o candidato ideal para a cirurgia de contorno corporal?

A indicação da lipoescultura é feita pelo cirurgião plástico a pessoas que desejam remodelar o corpo por meio da remoção de gordura localizada em algumas áreas e do preenchimento de outras.

No entanto, é importante ter em mente que a lipoescultura não é um tratamento para emagrecimento, e sim uma cirurgia com finalidade estética. Por isso, é fundamental que a pessoa busque estar ou já esteja em plenas condições de saúde e com o peso ideal.

Além disso, a lipoescultura também não deve ser indicada a pessoas com diabetes, problemas cardíacos e problemas relacionados à coagulação sanguínea.

Em quais locais do corpo essa cirurgia pode ser feita?

A gordura localizada pode ser aspirada de diversas partes do corpo, como o abdômen, os flancos, o culote, a papada, as coxas e os braços. Já o preenchimento com a gordura aspirada pode ser realizada em áreas como:

  • Sulcos do rosto;
  • Região dos seios;
  • Quadril e glúteos;
  • Coxas;
  • Outras áreas do corpo com irregularidades.

Como é feita a lipoescultura?

Como é feita a lipoescultura?

A lipoescultura é um procedimento realizado em ambiente hospitalar, com o paciente sob anestesia geral ou peridural com sedação, dependendo de seu estado de saúde e das regiões do corpo em que a gordura será manipulada.

Em seguida, são feitas incisões por onde passarão as cânulas que realizarão a lipoaspiração, de acordo com as marcações já feitas pelo cirurgião. São aplicadas substâncias para evitar sangramento e facilitar a saída da gordura.

Após a aspiração da gordura localizada, esta é tratada e separada em equipamentos específicos de decantação e purificação. Em seguida, é realizada a lipoenxertia, procedimento em que a gordura é injetada nos locais que serão remodelados, de acordo com as marcações.

Todo o procedimento dura cerca de três horas, tempo que pode variar de acordo com a quantidade de gordura aspirada e com os detalhes do procedimento de lipoenxertia.

Quais cuidados tomar antes da cirurgia?

Antes da lipoescultura, são feitas consultas com o cirurgião, que deve avaliar os desejos e as necessidades do paciente, alinhando suas expectativas com o que é realmente possível fazer na cirurgia.

Além disso, são solicitados alguns exames pré-operatórios, como hemograma, testes cardíacos e outros exames que o médico julgar necessários. Dentre outros cuidados pré-operatórios, podemos mencionar:

  • Informar ao médico sobre medicamentos de uso contínuo, que podem ser alterados ou suspensos;
  • Parar de fumar e evitar o consumo de álcool algumas semanas antes do procedimento;
  • Manter uma dieta balanceada nos dias anteriores à cirurgia;
  • Fazer jejum de 8 horas antes da cirurgia;
  • Tomar cuidado com a higiene corporal e o uso de acessórios antes da cirurgia.

Tecnologias associadas

Tecnologias associadas

Existem tecnologias que podem ser aplicadas de forma associada ao tratamento da lipoescultura para garantir resultados melhores e mais satisfatórios ao paciente.

O Morpheus 8, por exemplo, é uma tecnologia que utiliza radiofrequência e microagulhamento para estimular a produção de colágeno e promover maior uniformidade da pele por meio da correção de imperfeições. Sendo assim, é capaz de aprimorar ainda mais a silhueta obtida na lipoescultura.

Outra tecnologia associada à lipoescultura é a Vibrolipo, um tipo de lipoaspiração que utiliza da vibração das cânulas para soltar a gordura localizada e facilitar sua aspiração. O procedimento realizado com o auxílio dessa tecnologia pode promover melhores resultados e menos riscos de complicações durante a recuperação da cirurgia.

Além disso, é possível associar o tratamento ao uso do Argoplasma, uma tecnologia que utiliza o plasma de argônio como instrumento para promover a retração da pele e a produção de colágeno. Isso garante melhora do viço, maior uniformidade e resultados mais satisfatórios na silhueta.

Quais cuidados tomar após a cirurgia?

A internação hospitalar após a lipoescultura varia entre 12 e 24 horas, dependendo da extensão de aspiração e remodelação da gordura localizada. Após esse período, caso não haja complicações, o paciente é liberado para o pós-operatório em casa, período em que deve tomar cuidados, como:

  • Usar adequadamente a cinta protetora pós-cirúrgica;
  • Tomar os cuidados devidos com a higienização e a troca de curativos;
  • Não expor as áreas operadas ao sol;
  • Não manipular as áreas preenchidas;
  • Manter repouso relativo nos primeiros dias após a cirurgia, evitando movimentos bruscos, carregar peso e dirigir;
  • Fazer sessões de drenagem linfática nas áreas lipoaspiradas, caso haja essa recomendação por parte do médico.

Outras recomendações adicionais podem ser feitas pelo cirurgião, levando em consideração características individuais de cada paciente.

O que esperar dos resultados da cirurgia de contorno corporal?

O que esperar dos resultados da cirurgia de contorno corporal?

É comum que haja inchaço nas regiões operadas nas primeiras semanas após a lipoescultura, por isso, o resultado pode não aparecer de imediato. Estima-se que nos primeiros três meses já seja possível notar alguns resultados com a diminuição dos inchaços, mas esse período pode variar de acordo com a extensão do procedimento.

Já o resultado definitivo de uma cirurgia de contorno corporal só é atingido após um período de seis meses a um ano, quando todo o processo de cicatrização se completa. As cicatrizes, por serem de incisões pequenas e planejadas em locais específicos do corpo, costumam ser discretas.

Existem riscos na lipoescultura?

Ainda que seja um procedimento seguro, é importante se atentar a alguns possíveis riscos da lipoescultura, que costumam ser semelhantes aos riscos de outros tipos de lipoaspiração e cirurgias plásticas em geral. Dentre estes, podemos mencionar:

  • Infecções;
  • Inchaços além dos esperados;
  • Sangramentos;
  • Problemas de coagulação e circulação;
  • Fibrose e seroma.

Ainda que haja riscos, como já mencionado, a lipoescultura é um procedimento muito seguro, principalmente se realizado por um profissional e uma equipe devidamente capacitados.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Dr. Renato Gallo