Mamoplastia de aumento - Dr. Renato Gallo
Fale conosco pelo WhatsApp

É inegável que a satisfação com a autoimagem é uma busca cada vez mais em alta hoje em dia pelo público. Dentre as mulheres, a mamoplastia de aumento se destaca por ser uma cirurgia plástica corporal que valoriza a imagem ao proporcionar seios mais volumosos, projetados e simétricos, impactando diretamente a autoestima e a confiança.

Como veremos ao longo deste conteúdo, a mamoplastia de aumento traz diversos benefícios quando bem indicada e executada por um cirurgião plástico experiente e com conhecimento de cirurgia mamária avançada. Saiba mais a seguir.

O que é a mamoplastia de aumento?


Essa é uma das cirurgias plásticas mais famosas e populares, na qual utiliza próteses, geralmente de silicone, para aumentar o volume e remodelar os seios, melhorando sua forma.

A mamoplastia de aumento é realizada para atingir objetivos estéticos, mas os resultados obtidos acabam melhorando também aspectos emocionais. Isso porque a cirurgia não só aumenta o volume das mamas, mas também é capaz de corrigir assimetrias, proporcionar mais firmeza e melhorar o contorno corporal, o que traz um ganho inestimável para a aparência e o bem-estar da mulher.

Para quem a mamoplastia de aumento é recomendada?

A principal motivação da mamoplastia de aumento é a estética, então mulheres que gostariam de ter mamas maiores e mais proporcionais ao seu corpo são as principais candidatas ao procedimento. Além disso, a cirurgia mamária avançada pode corrigir pequenas assimetrias e restaurar o volume perdido dos seios por conta de envelhecimento, gravidez ou perda de peso.

Desse modo, mulheres saudáveis, maiores de 18 anos, que tenham alguma insatisfação em relação aos pontos citados acima, além de expectativas realistas quanto aos resultados que podem ser conquistados, podem se submeter a essa cirurgia plástica.

Como escolher a prótese ideal?

Como escolher a prótese ideal?

A escolha da prótese é um fator importantíssimo para os resultados desejados com a mamoplastia de aumento, pois os tipos, tamanhos e formatos influenciam nessa questão. Sem dúvidas, as vontades e os desejos da paciente são considerados nessa decisão, mas o cirurgião plástico avalia também as características físicas, como perfil corporal, qualidade da pele, altura e peso, para obter o melhor resultado possível.

Atualmente, existe uma grande variedade de próteses para atender a diferentes necessidades das pacientes, o que possibilita um resultado bastante personalizado.

A seguir, confira os tipos de próteses para fazer a escolha certeira:

Formato

O formato do implante influencia diretamente nos resultados desejados com a mamoplastia de aumento. Os principais são:

Redondo:

Formato mais utilizado por deixar o colo bastante marcado e realçar o contorno dos seios — um efeito bastante procurado pelas mulheres;

Anatômico ou gota:

Proporciona um efeito de aumento mais natural, deixando a parte inferior da mama mais volumosa;

Cônico:

Deixa as mamas mais projetadas para a frente, principalmente na região dos mamilos.

Também é possível escolher o perfil da prótese, que define em qual área das mamas o silicone ficará mais concentrado. Os perfis se dividem em baixo, moderado, alto e superalto. Quanto mais alto, maior o aspecto de seios empinados.

Tamanho e volume

O tamanho deve respeitar as características físicas da paciente para um resultado mais harmonioso. Geralmente, próteses acima de 400 ml só são indicadas para pacientes mais altas e com um perfil corporal (tórax e quadril) mais largo.

Como é a consulta pré-operatória e a preparação para a cirurgia?

Na consulta pré-operatória, o cirurgião plástico irá passar todas as orientações que contribuem para o sucesso do procedimento cirúrgico, como suspensão de certos medicamentos, evitar substâncias que prejudicam o processo de cicatrização (álcool e cigarro) e jejum de algumas horas.

Além disso, você pode tirar todas as suas dúvidas, apontar suas vontades e desejos com a mamoplastia de aumento e entender mais sobre o processo de recuperação.

O pré-operatório também inclui a realização de exames laboratoriais para minimizar riscos e assegurar que a paciente esteja em boas condições de saúde. Alguns dos exames solicitados são:

  • Mamografia;
  • Coagulograma;
  • Eletrocardiograma;
  • Hemograma.

Como a mamoplastia de aumento é realizada?

A cirurgia costuma durar cerca de uma hora e é realizada com anestesia geral, na maioria das vezes. Para colocar a prótese, o cirurgião faz uma incisão na parte inferior da mama, local mais comum, ou em áreas como axilas ou aréola. O tipo de incisão dependerá do volume e das características do implante.

A prótese mamária pode ser inserida abaixo do músculo peitoral ou da glândula mamária, de acordo com o planejamento cirúrgico, o tipo de implante e as características físicas da paciente. Em seguida, as incisões são fechadas com suturas e cola cirúrgica.

Existem técnicas de cirurgia mamária avançada que minimizam os traumas cirúrgicos ao adotar protocolos mais precisos, que reduzem sangramento, inflamações e outros riscos. A técnica R24R é um exemplo, tornando a recuperação muito mais rápida, em até 24 horas após a mamoplastia de aumento.

Como é a recuperação e quais cuidados tomar?

Como é a recuperação e quais cuidados tomar?

Nas técnicas convencionais, a paciente demora um pouco mais para retornar à sua rotina, mas os cuidados operatórios são os mesmos:

  • Utilizar sutiã cirúrgico pelo tempo determinado (mínimo de 30 dias);
  • Não dormir de bruços ou de lado;
  • Evitar exposição ao sol;
  • Não fazer movimentos bruscos com os braços no primeiro mês;
  • Realizar sessões de drenagem linfática;
  • Não levantar peso.

Todos esses cuidados garantem uma boa recuperação e evitam a formação de queloides e outros problemas de cicatrização.

Como ficam as cicatrizes da mamoplastia de aumento?

Graças às técnicas mais avançadas, as cicatrizes da mamoplastia de aumento estão cada vez mais discretas. O local da cicatriz depende de onde foi feita a incisão — abaixo da mama, axilas ou na aréola —, porém, essas cicatrizes costumam ser finas e pequenas.

Quais são os riscos da mamoplastia de aumento?

Quais são os riscos da mamoplastia de aumento?

Essa é uma cirurgia bastante segura e que traz poucas complicações quando todos os cuidados são seguidos à risca pela paciente. No entanto, os riscos da mamoplastia de aumento e de outros procedimentos cirúrgicos são:

  • Hematomas;
  • Infecção;
  • Problemas de cicatrização;
  • Alterações de sensibilidade da mama;
  • Contratura capsular;
  • Ruptura do implante.

A mamoplastia não aumenta o risco de câncer de mama e não traz prejuízos, caso haja uma gestação futura. A paciente deve fazer um acompanhamento da prótese por meio de exames de imagem e só deve realizar a troca se forem identificados problemas nesse acompanhamento.

Para saber mais informações ou esclarecer outras dúvidas, entre em contato com o cirurgião plástico Dr. Renato Gallo.

Agende sua consulta!​

Fonte:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica