Blefaroplastia - Dr. Renato Gallo
Fale conosco pelo WhatsApp

A região das pálpebras é muito importante para o visual, uma vez que sua aparência pode transmitir vitalidade e jovialidade. No entanto, com o passar dos anos, é comum que se acumulem excessos de pele e de bolsas de gordura na região, que passa a ter uma aparência mais flácida e envelhecida.

Essas alterações na aparência das pálpebras podem fazer com que a pessoa tenha a autoestima abalada. Em alguns casos, pode até mesmo afetar a qualidade visual. Por isso, é comum que procurem por soluções para recuperar a aparência harmônica e jovial dessa região. Na cirurgia plástica, isso é possível por meio da blefaroplastia. Entenda mais no conteúdo a seguir.

O que é a blefaroplastia?


Blefaroplastia é o nome dado à cirurgia plástica realizada nas pálpebras para melhorar sua aparência. O procedimento é realizado por meio da remoção de excessos de pele, tecidos musculares e bolsas de gordura, conferindo uma aparência mais jovial e harmônica à região.

A blefaroplastia pode ser realizada tanto com finalidade estética como também com finalidade funcional, quando os excessos de pele atingem a região dos cílios e podem afetar significativamente a visão, causando condições como a ptose (queda) palpebral.

Tipos de blefaroplastia

Tipos de blefaroplastia

De acordo com a área operada e a finalidade da cirurgia, a blefaroplastia pode ser classificada das seguintes maneiras:

  • Blefaroplastia inferior: quando são removidos excessos de pele e gordura das pálpebras inferiores;
  • Blefaroplastia superior: quando os excessos de pele e de gordura das pálpebras superiores são removidos;
  • Blefaroplastia completa: quando ambas as pálpebras são operadas;
  • Blefaroplastia transconjuntival: realizada quando há bolsas de gordura na parte interna da pálpebra inferior.

Para quem a blefaroplastia é indicada?

Como mencionado anteriormente, a blefaroplastia é uma opção de tratamento para pessoas que estão insatisfeitas com a aparência da região de suas pálpebras, ou que estejam com a qualidade de vida afetada pela condição.

No entanto, é importante que seja feita uma avaliação detalhada com o cirurgião plástico, que deve determinar se a cirurgia é realmente necessária a partir de critérios como:

  • Presença de flacidez nas pálpebras;
  • Aparência inchada da região palpebral por conta de bolsas de gordura;
  • Presença de sinais de expressão na região das pálpebras;
  • Diagnóstico de ptose palpebral em que o tratamento mais adequado é a blefaroplastia.

Quais cuidados tomar antes da cirurgia de pálpebra?

Quais cuidados tomar antes da cirurgia de pálpebra?

Nas consultas iniciais com o cirurgião plástico, deverá ser feita uma avaliação completa do paciente para determinar se está realmente apto para fazer a blefaroplastia. Isso inclui uma série de exames que avaliam seu estado geral de saúde e o risco cirúrgico.

É importante também se atentar a alguns cuidados prévios à cirurgia, como informar ao cirurgião sobre o uso de qualquer tipo de medicamento contínuo e sintomas que indiquem uma possível infecção. Ao chegar ao hospital, é importante estar em jejum há pelo menos 8 horas e não estar usando nenhum acessório.

Como é realizada a blefaroplastia?

A blefaroplastia é um procedimento que deve ser realizado em ambiente hospitalar. A anestesia pode ser local com sedação ou geral, determinada de acordo com a avaliação do médico especialista. O procedimento dura até 2 horas na maioria das vezes, e a variação no tempo depende de sua extensão.

A cirurgia é feita por meio de incisões internas (através da conjuntiva) ou externas. Em ambos os casos, são feitas para que se tenha acesso às bolsas de gordura e excessos de pele e de músculos, que são removidos. Os tecidos remanescentes são tracionados para conferir a aparência mais tonificada.

Como é a recuperação do procedimento?

Como é a recuperação do procedimento?

Caso não haja complicações, o paciente fica internado por no máximo 24 horas após a cirurgia. Em casa, é importante se atentar a uma série de cuidados no pós-operatório da blefaroplastia. São eles:

  • Fazer compressas frias periodicamente para reduzir o inchaço;
  • Evitar sair ao sol e, quando necessário, usar óculos escuros;
  • Evitar o uso de maquiagem e lentes de contato nas primeiras semanas após a cirurgia;
  • Dormir com a cabeça elevada e de barriga para cima, evitando qualquer contato nos olhos;
  • Comparecer ao consultório para avaliação pós-cirúrgica e retirada dos pontos.

Quais são os possíveis riscos e complicações?

Nos primeiros cinco dias após a blefaroplastia, é comum que o paciente sinta inchaço e leve dor na região operada. Esses sintomas devem passar após esse período, principalmente se os cuidados pós-operatórios forem seguidos corretamente.

No entanto, casos os sintomas persistam ou piorem, podem indicar alguma complicação, como infecções pós-cirúrgicas. A presença de sangramento também pode ser perigosa nesses casos.

Entre outras possíveis complicações da blefaroplastia, podemos mencionar a formação de cicatrizes indesejáveis, problemas de disfunção das pálpebras e alterações na visão.

O que esperar dos resultados da cirurgia de pálpebras?

O que esperar dos resultados da cirurgia de pálpebras?

Nos primeiros dias após a blefaroplastia, principalmente por causa do inchaço na região, é comum que a pessoa tenha dificuldade de fechar os olhos. Após alguns dias, é possível fechar os olhos e já notar alguma diferença na região.

No entanto, somente após dois a quatro meses que as diferenças começam a se tornar mais notáveis, com a cicatrização atingindo seu ponto máximo em 12 meses. Nesse momento, é importante que a cicatriz seja apenas uma linha discreta pouco perceptível.

Vale lembrar que os resultados da blefaroplastia não são totalmente permanentes, uma vez que o corpo continua envelhecendo. Ainda assim, um procedimento bem realizado pode promover uma desaceleração do processo de formação de excessos de pele e novas bolsas de gordura nas pálpebras.

Além disso, é importante ter em mente que o bom resultado da blefaroplastia depende em grande parte da experiência e da qualidade do trabalho do cirurgião. É importante, também, que o profissional esteja atento a possibilidades que promovam um melhor resultado, como o uso de tecnologias junto ao procedimento.

O Dr. Renato Gallo tem ampla experiência na realização de cirurgias como a blefaroplastia. Além disso, seu atendimento é diferenciado ao buscar soluções com o apoio das diversas tecnologias desenvolvidas para aprimorar ainda mais os resultados dos procedimentos. Para saber mais, agende uma consulta.

Agende sua consulta!​

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular