Abdominoplastia - Dr. Renato Gallo
Fale conosco pelo WhatsApp

Ter um abdômen flácido e desarmonioso é um incômodo para muitas pessoas. Por esse motivo, é comum que busquem soluções que visem resolver esse problema de forma definitiva. Uma delas é por meio da cirurgia plástica, em um procedimento chamado abdominoplastia.

Na abdominoplastia, são removidos excessos de pele da região abdominal. Em alguns casos, é também feito o ajuste dos músculos do abdômen e a remoção de pequenos excessos de gordura. Todos esses procedimentos têm a finalidade de conferir uma aparência mais harmoniosa e tonificada e com menos flacidez. Saiba mais no conteúdo a seguir.

Quais são os tipos de abdominoplastia?

Como mencionado, a abdominoplastia é uma cirurgia plástica que confere um contorno corporal harmonioso na região do abdômen. Esse resultado pode ser atingido de diferentes maneiras:

Tipos de

abdominoplastia


Abdominoplastia clássica​

Na abdominoplastia clássica, ou tradicional, o procedimento de remoção de excessos de pele e de gordura é realizado por meio de uma incisão baixa no abdômen, junto aos pelos pubianos. Além disso, pode ser feito também o ajuste dos músculos para corrigir a diástase (afastamento).

Dúvidas frequentes

Para quem é indicada a abdominoplastia?

A abdominoplastia é indicada para homens e mulheres saudáveis que se incomodam com excessos de pele e de gordura ou com a diástase dos músculos abdominais. Essas condições podem surgir em situações como:

  • Após uma perda intensa de peso;
  • Após uma ou mais gravidezes;
  • Após uma cirurgia no abdômen, como a bariátrica;
  • Processo natural de envelhecimento.

Há contraindicações?

Existem alguns casos em que a abdominoplastia não pode ser indicada. Pacientes com diabetes não controlada, dificuldade de concentração de colágeno, doenças cardíacas ou infecciosas são exemplos de casos em que a cirurgia não pode ser feita. Mulheres grávidas ou que estejam amamentando também não podem realizar o procedimento.

Vale lembrar, também, que a abdominoplastia não é uma cirurgia com objetivo de emagrecimento ou de remoção de grandes excessos de gordura. É importante que a pessoa esteja o mais próximo possível do peso ideal antes do procedimento.

Já a remoção de grandes excessos de gordura localizada é feita de forma mais eficaz em outras cirurgias plásticas, como a lipoaspiração — que deve ser feita também após o paciente atingir o peso ideal e pode ser indicada antes da abdominoplastia. Em alguns casos, é possível realizar os procedimentos em conjunto.

Fontes:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Revista Brasileira de Cirurgia Plástica