Mini lipo TECH - Dr. Renato Gallo
Fale conosco pelo WhatsApp

As gordurinhas localizadas podem ser consideradas aquelas mais teimosas, que são difíceis de serem eliminadas mesmo com a prática regular de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada. Esse excesso de tecido adiposo pode trazer um grande incômodo na hora de vestir uma blusa mais justa ou um biquíni, por exemplo, prejudicando a autoestima.

A boa notícia é que os procedimentos estéticos estão cada vez mais avançados para combater a tão famosa gordura localizada. Uma das alternativas mais eficazes no contexto das cirurgias de contorno corporal é a mini lipo tech.

Confira todas as características sobre essa técnica menos invasiva do que a lipoaspiração tradicional e saiba se é indicada para você.

O que é mini lipo tech?


A mini lipo tech é uma cirurgia de pequeno porte indicada para remover pequenos volumes de gordura localizada em áreas específicas do corpo, como papada, braços, culote e coxas. O procedimento é associado com tecnologias que promovem a retração da pele, como o Bodytite, para alcançar resultados ainda mais efetivos na redução de medidas e contorno corporal.

Esse aparelho aproveita a tecnologia de radiofrequência para queimar a gordura localizada através de ondas de calor, além de tratar a celulite e a flacidez sem a necessidade de cortes.

A mini lipo tech é uma versão reduzida da lipoaspiração, só que trata de áreas menos extensas de modo minimamente invasivo. Por conta dessas características, o procedimento pode ser feito em consultório e proporciona uma recuperação bem mais rápida.

Diferença entre mini lipo tech e lipo tradicional

Diferença entre mini lipo tech e lipo tradicional

Tecnicamente, os dois procedimentos têm o mesmo objetivo: o de retirar depósitos de gordura localizada pelo método de sucção através de pequenas cânulas.

A diferença é que a mini lipo tech é uma cirurgia menor, que trata áreas menos extensas. Enquanto na lipo tradicional, o volume de gordura retirado pode chegar, no máximo, até a 7% do peso corporal, na mini lipo tech esse número varia entre 200 ml e 300 ml. Para se ter uma ideia, um paciente de 60 kg pode retirar até 4,2 litros de gordura pela técnica convencional.

Como a mini lipo tech é uma cirurgia mais simples, feita com anestesia local, com incisões menores e sem necessidade de internação, o paciente pode voltar para casa no mesmo dia e ter uma recuperação bem mais confortável.

No entanto, as duas cirurgias não devem ser encaradas como método de emagrecimento, mas como uma forma de melhorar a silhueta ao eliminar dobras de gordura que trazem prejuízos estéticos.

Para quem é indicada a mini lipo tech?

Portanto, a técnica é indicada para pacientes que estão dentro da sua faixa de peso ideal, mas se sentem incomodados com um pequeno acúmulo de gordura em determinadas regiões do corpo. As principais áreas indicadas para a mini lipo tech são:

  • Culotes;
  • Papada;
  • Abdômen;
  • Braços;
  • Parte interna das coxas;
  • Axilas.

Caso o paciente queira tratar mais de uma região no mesmo procedimento, existem outras técnicas mais adequadas para esse objetivo.

Além disso, a presença de algumas doenças não controladas, como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos, podem impedir a realização da mini lipo tech.

Quais cuidados tomar no pré-operatório?

Quais cuidados tomar no pré-operatório?

Ainda que a mini lipo tech seja uma cirurgia de menor porte, trata-se de uma intervenção cirúrgica. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados no pré-operatório para garantir a segurança do paciente. Os principais são:

  • Realizar exames pré-operatórios;
  • Fazer jejum de acordo com a orientação médica;
  • Ir com um acompanhante no dia da cirurgia;
  • Interromper hábitos prejudiciais, como o consumo de álcool e cigarro;
  • Ajustar o uso de medicação contínua, caso seja necessário.

Como é feita a mini lipo tech?

A mini lipo tech é realizada no próprio Instituto Renato Gallo, que conta com uma infraestrutura completa e um centro cirúrgico para maior conforto e comodidade dos pacientes.

É aplicada uma anestesia local na região pré-demarcada, então pequenas incisões, inferiores a 1 cm, são feitas para inserir as cânulas que vão fazer a sucção da gordura localizada. Nessa etapa, o uso do Bodytite ajuda a emulsificar as células de gordura por meio das ondas de calor para facilitar o descolamento dessas células do tecido adjacente. Dessa forma, há menos trauma cirúrgico no local, por isso o pós-operatório é mais tranquilo.

Quais são os cuidados após o procedimento?

Quais são os cuidados após o procedimento?

O paciente pode apresentar algum inchaço e manchas roxas no local, mas esses sintomas tendem a desaparecer espontaneamente nas primeiras semanas.

Os cuidados da mini lipo tech visam minimizar esses efeitos para garantir o bem-estar do paciente durante a recuperação. As principais medidas para isso são:

  • Repouso relativo de 5 dias;
  • Evitar tomar sol na região operada por 30 dias;
  • Utilizar cinta cirúrgica caso seja recomendada pelo médico;
  • Realizar sessões de drenagem linfática para amenizar o inchaço e melhorar a cicatrização;
  • Tomar todos os medicamentos prescritos.

Quais são as vantagens da mini lipo tech?

Já pudemos perceber várias vantagens desse procedimento que melhora o contorno corporal ao eliminar a gordura localizada e trata áreas com celulite e flacidez. Por ser mais simples e pouco invasiva, as vantagens de realizar a mini lipo tech são:

  • Retorno mais rápido ao trabalho e atividades de rotina;
  • Menor trauma cirúrgico, o que reduz a chance de complicações;
  • Menor ocorrência de dores, inchaços e hematomas;
  • Cicatrizes mínimas, escondidas nas dobras de pele;
  • Pode ser feita em consultório com anestesia local.

Quais são os riscos da mini lipo tech?

Quais são os riscos da mini lipo tech?

Apesar de ser considerada uma intervenção simples e segura, a mini lipo tech apresenta riscos, inerentes a todo procedimento cirúrgico. As principais complicações que podem ocorrer são a formação de edemas, hematomas e seroma, alterações na sensibilidade da pele e sangramentos.

Porém, quando o procedimento é realizado por um cirurgião plástico qualificado e experiente em um ambiente adequado, os riscos são reduzidos.

Para saber mais informações ou esclarecer outras dúvidas sobre mini lipo tech, entre em contato com o cirurgião plástico Dr. Renato Gallo.

Fontes:

Dr. Renato Gallo

Conselho Federal de Medicina

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica